08 maio, 2010

A Menina que Roubava Livros de Markus Zusak

08 maio, 2010



"A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto." Sinopse






Eu aprendi com esse livro que não se deve julgar um livro pela capa e vou te dizer o por quê. Eu sempre o via na biblioteca, nas vitrines das livraria e, ainda, com pessoas na rua. Me interessei pelo livro e, enfim consegui. Comecei a ler, e achando ruim nas 20 primeiras páginas fiquei achando ruim de ler as outras 474 páginas restantes, mas ao mesmo tempo não gostando da idéia de abandonar um livro com apenas 20 páginas lidas. Perguntei a algumas amigas sobre o livro e as opiniões foram variadas. Eu tinha que conhecer... então comecei a ler o livro denovo, e acabei gostando (gostando mais que o esperado) e agora o recomendo! Um ótimo livro que me fez chorar no final!

3 comentários:

Gabriela Gonçalves disse...

Continue seguindo este caminho da leitura vc vai longe!! Gabriela

The Girls disse...

Li seu blog, achei na comunidade do orkut sobre livros. Te add e vou acompanhar e sempre comentar. Gostaria que vocÊ visitasse meu blog tbm.
Hoje e um blog sobre meu cotidiano mais logo vai passar por uma revolução (rsrs)
bjuz e boa sorte!

Thaís Bomfim disse...

Eu amei esse livro...
No começo eu achei ele meio entediante mas depois fui ficando ansiosa pra saber o que ia acontecer com a Liesel..
Beijos

Postar um comentário

Se gostou ou não, fico feliz por ter lido. Então não xingue, não ofenda outras pessoas e etc. Sendo assim, seu comentário me alegra e agradeço por ele. Obrigada! (: